Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
ANTUNES, Maria Conceição. As histórias de vida na formação de educadores de adultos. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.368-380. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.07.
Este artigo tem como finalidade a descrição de uma experiência de educação/formação no âmbito da formação de educadores de adultos no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Minho. Na esteira dos objetivos de uma das unidades curriculares do curso, levamos a cabo uma experiência de investigação que nos ajudou a compreender quando, onde, com quem e como se formam/educam os adultos. Nesta experiência optámos por uma abordagem qualitativa, não descurando os dados quantificáveis. Elegemos como metodologia as histórias de vida e como técnica de recolha de dados a entrevista semi-diretiva, sendo dezenove o número de participantes. Os resultados obtidos levaram-nos a corroborar as linhas orientadoras da nova epistemologia: a educação/formação é um processo permanente/comunitário que se realiza através das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um.
Palabras clave : Formação de Educadores de Adultos; Educação de Adultos; Histórias de Vida.