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Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
BRITO, Leandro Teofilo de y SANTOS, Mônica Pereira dos. Diferentes formas de ser uma menina na escola: apontamentos sobre feminilidades e os processos de inclusão/exclusão. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.381-389. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.08.
Através de uma pesquisa de cunho etnográfico no cotidiano de uma escola pública, buscamos problematizar, a partir do reconhecimento das diferenças entre os sujeitos, como os processos de inclusão/exclusão se fizeram presentes em relação às variadas formas de feminilidades expressadas por alunas de turmas do ensino fundamental. A partir da análise e discussão dos dados, com base nos estudos culturais, de gênero e sobre inclusão em educação, constatamos que as diferenças entre as alunas denotavam a existência de múltiplas feminilidades no espaço escolar, assim como a pluralidade das e nas identidades de gênero, sendo permeadas pelos processos de inclusão/exclusão de forma constante durante o desenvolvimento da pesquisa. Desta forma, apontamos que a inclusão e o respeito às diferenças são um caminho eticamente viável para um mundo de mudanças, tanto no espaço escolar como na sociedade como um todo.
Palabras clave : Diferença de Gênero; Feminilidades; Inclusão Educacional.