SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Diferentes formas de ser uma menina na escola: apontamentos sobre feminilidades e os processos de inclusão/exclusãoA cultura lúdica infantil em parques públicos: Qual o espaço e tempo para brincar? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

MARTINS, Ernesto Candeias  y  MARTINS, Estela Maria Nunes. O hoje e o amanhã na inclusão dum adulto com deficiência intelectual num lar residencial português na região de Coimbra. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.390-400. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.09.

Trata-se de um estudo qualitativo que analisa a história de uma pessoa adulta (Rosita) com deficiência intelectual, do sexo feminino, institucionalizada num lar de idosos na região portuguesa de Coimbra. O estudo assenta na análise do processo de inclusão institucional dessa cidadã deficiente, com microcefalia associada, de modo a sensibilizar os técnicos para a tomada de decisões, no âmbito gerontológico e educacional, através da implementação de um plano de intervenção, que vise desenvolver competências básicas. Construímos o percurso de vida da Rosita, realizando entrevistas semiestruturadas ao pessoal técnico do lar, ao irmão e a um utente amigo, com análise de conteúdo (categorias), para além de observações (documentais, naturais e participantes), notas de campo e triangulação de dados e metodologias. Propusemos um plano de intervenção e estratégias de inclusão para Rosita, durante seis meses no ano de 2012, de modo a inseri-la ativamente na instituição, para se tornar uma cidadã autónoma, participativa e incluída.

Palabras clave : Inclusão Institucional; Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental; Educação Especial; Intervenção Social; Lar Residencial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )