SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3As escolas dos mosteiros medievais: dinâmica social, didática e pedagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

OLIVEIRA, Carla de  y  MARTINS, Maria do Carmo. Memórias de professoras: (re)pensando a formação docente e o trabalho na creche. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.415-424. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.15.

O artigo aborda historicamente a formação profissional para o trabalho com a educação infantil, tomando por objeto uma creche universitária paulista e as experiências de formação que ocorreram com seu grupo de professoras. Nele, veiculamos as memórias dessas profissionais, em uma dinâmica de produção de pesquisas que utiliza entrevistas, em articulação a demais documentos impressos, encontrados nos arquivos da instituição. Insere-se na história da formação docente, refletindo sobre políticas e culturas da formação de educadores. Como resultado, verifica-se como as depoentes vinculam suas experiências de trabalho e a experiência acadêmica, revisitando suas práticas e promovendo a emergência de novos significados para suas carreiras e o trabalho pedagógico. Por fim, refletimos sobre a busca por uma identidade profissional docente da educação infantil, em especial em relação aos que trabalham com crianças de 0 a 3 anos de idade.

Palabras clave : Educação Infantil; Memória Educacional; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )