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Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
PINXTEN, Rik. A cosmopolítica e o self dialógico. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.4, pp.243-249. Epub 17-Mayo-2019. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.01.
A cosmopolítica, como uma forma crítica do cosmopolitismo, está crescendo como uma alternativa às lutas identitárias. Trata-se de uma alternativa que só será viável se os indivíduos se entenderem como selfs dialógicos. As entrevistas etnográficas realizadas com muçulmanos e cristãos, de diferentes gerações, forneceram insights sobre suas noções de personhood. Verificam-se noções inovadoras de pessoa diante da nova situação da cosmopolítica em ambientes urbanos. A noção tradicional de “pessoa plena” pode ser diferenciada da de “pessoas parciais”, subjacente às visões do self dialógico. No texto, é delineada a produtividade para os campos educacional e social do uso do conceito de “pessoa parcial”. A pesquisa qualitativa sobre a percepção da pessoa como “pessoa parcial” abre possibilidades para uma apreciação da abordagem dialógica do self, especialmente no contexto de uma humanidade cada vez mais urbanizada. Em oposição a esse cenário, a cosmopolítica volta a ser discutida como uma possível via para a sociedade global.
Palabras clave : cosmopolítica; self dialógico; aprendizagem intercultural.