Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
MONTECINO, Alex. O professor profissional de matemática: fabricando e governando o devir do professor. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.141-154. Epub 18-Jun-2019. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.09.
Este artigo tem como objetivo discutir o devir do professor de matemática como um profissional imerso na sociedade chilena, mapeando os câmbios que ocorreram dentro de sua fabricação e governança. Realiza-se uma historização do presente, inspirada no trabalho de Foucault, utilizando-se essa estratégia analítica para problematizar como a montagem discursiva do desenvolvimento social e da matemática escolar produz um professor particular – um profissional autônomo que deve se empenhar em treinamento contínuo e que deve ser um bom tomador de decisões, dentro da agenda política e econômica. Propõe-se que as formas de conceber e compreender o professor de matemática estão (re)produzindo uma rede discursiva que funciona como uma tecnologia de governo para a fabricação do professor de matemática desejado.
Palabras clave : Devir; historização do presente; professor de matemática; Foucault.