Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
SANTOS, Bergston Luan y ARRUDA, Eucidio Pimenta. Dimensões da Inteligência Artificial no contexto da educação contemporânea. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.4, pp.725-741. Epub 06-Jul-2020. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.08.
O objetivo desse artigo é problematizar a Inteligência Artificial (I.A.) no contexto da educação, sobretudo nas perspectivas postas para o ensino, a aprendizagem e o trabalho docente. Para o desenvolvimento deste trabalho, de caráter bibliográfico, procuramos desenvolver argumentos e problematizações científicas de modo a dialogar com a questão. De forma mais aprofundada, procuramos compreender como as I.A. direcionam as ideias e propostas sobre a posição ou mesmo reconfiguração do trabalho docente. Analisamos os discursos presentes no desenvolvimento de I.A. voltados para formação aberta e livre, mediada por tecnologias e internet. Procuramos ainda problematizar as implicações das I.A. no trabalho docente, sobretudo no que implica na mudança em seu trabalho e na sua formação, uma vez que tal desenvolvimento tecnológico complexifica a docência por incluir a ferramenta e a linguagem de programação no cotidiano do trabalho do professor.
Palabras clave : Inteligência Artificial; Educação e tecnologias digitais; Trabalho docente; Práticas pedagógicas mediadas por computadores.