SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número42LA JUVENILIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES E ADULTAS DESAFÍOS Y POSIBILIDADESFORMAR PROFESORES PARA LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN AMÉRICA LATINA: UN CAMPO EN DEFINICIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SANTOS, Juliana Silva dos  y  PEREIRA, Marcos Villela. OS SENTIDOS DO CURRÍCULO PARA A JUVENTUDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.78-94.  Epub 15-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7337.

Resumo: O presente artigo é parte dos estudos de doutoramento sobre o sentido da escola de EJA para seus sujeitos e tem como objetivo apresentar as concepções de currículo expressa pelos jovens participantes dessa pesquisa. A produção de dados ocorreu a partir de um questionário, com questões fechadas e abertas aplicado aos estudantes da EJA das turmas de 1º, 2º e 3º anos de uma Escola da Rede Estadual de Ensino Médio na cidade de Porto Alegre-RS, Brasil. Nesse artigo analisaram-se apenas as respostas dos 144 estudantes, jovens frequentadores da escola. Para a análise dos mesmos adotou-se como referencial teórico Oliveira (2009), Dayrell (2011), Arroyo (2017), Carrano (2007) entre outros que se referem às atribuições e sentidos para a EJA e sua juvenilização. Como resultado da pesquisa, os jovens sujeitos expressaram as seguintes concepções de currículo: a) um currículo voltado ao trabalho que contemple o ensino de conhecimentos almejados para a obtenção de melhores empregos ou melhoras em suas posições profissionais atuais; b) um currículo com viés propedêutico que possibilite a preparação para o ensino posterior, como propósito de retorno aos bancos escolares, seja ele técnico ou superior; c) um currículo voltado para a cidadania que garanta mais conhecimento sobre direitos e deveres do cidadão, para efetivarem suas escolhas em trajetórias futuras de modo mais ampliado.

Palabras clave : EJA Ensino Médio; Juvenilização; Currículo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )