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Revista Práxis Educacional
versión On-line ISSN 2178-2679
Resumen
MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan y ARAUJO, Osmar Hélio Alves. PROFESSORES ORIENTADORES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DAS LICENCIATURAS DO BRASIL: ANÁLISE DE TESES NACIONAIS 2014 - 2018. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.29-50. Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6777.
Esta pesquisa, a partir de um levantamento documental, analisou teses disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, com foco nos professores orientadores de estágios supervisionados das licenciaturas. A questão norteadora deste estudo é: o que apontam as teses no tocante aos professores orientadores dos estágios supervisionados, seu papel formador no contexto dos estágios nas licenciaturas? Em termos metodológicos, analisamos o conjunto de seis produções doutorais por meio da abordagem qualitativa de pesquisa e da análise documental como técnica de coleta de dados. Como consideração principal, a partir do que apontam as teses, enfatizamos que a orientação nos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura do Brasil deve ser concebida como orientação formativa, isto é, como práxis educativa. Compreendemos que esse entendimento ajuda a pensarmos os processos organicamente articulados de formação inicial docente, sem o dualismo que separa a teoria da prática.
Palabras clave : Estágios Supervisionados; Professores Orientadores; Formação Inicial de Professores.