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Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
AMORIM, Filipi Vieira y CALLONI, Humberto. Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.380-392. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n2.9.
Neste texto, trata-se de uma contextualização filosófica que perpassa os limites e as fronteiras do pensamento reducionista, que fragmenta e exclui a subjetividade humana em nome da objetividade racionalista. Volta-se ao pressuposto de que tanto a subjetividade quanto a objetividade são legítimas fontes do pensar e do agir humanos e, por isso mesmo, fontes primárias da religação ética entre o eu e o outro. Debruçar-se sobre o conceito de amorosidade, em Paulo Freire (1921-1997), remete à discussão acerca da ética como campo ontológico das relações entre humanos e humanos e entre humanos e não humanos. A proposta que tangencia o estudo tem por objetivo principal compreender o conceito de amorosidade e seus desdobramentos dentro e fora da pedagogia freireana, sobretudo incorporada ao ethos e à racionalidade prática nesta contemporaneidade. Com este ensaio, almeja-se oferecer algumas reflexões sobre o sentido e o sentir da amorosidade como modo de acolhimento do outro no eu, uma possibilidade de reconhecimento de um eu no outro.
Palabras clave : Paulo Freire; Amorosidade; Ética; Formação humana..