Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
RICHIT, Adriana y HUPALO, Leandro. Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019003. Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019003.
O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da Educação Profissional no Brasil, olhando- as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativo-interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo sobre dissertações e teses voltadas à temática formação pedagógica de pr ofessores de Educação Profissional, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Esse recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre essa tônica concomitantemente à expansão da própria Educação Profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e à constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores dessa modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.
Palabras clave : Formação de professores; Educação Profissional; Formação pedagógica; Profissionalidade.