SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Protagonismo dei bambini e educazione: l'approccio di San Miniato (Itália)Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

MACIEL, Rochele R. Andreazza; RAMOS, Flávia Brocchetto  y  GALARDINI, Anna Lia. Qualidade em serviços educacionais italianos*. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020041. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020041.

Entendemos que promover a qualidade na educação para crianças pequenas é uma das metas da Educação Básica brasileira e que, nesse sentido, há ainda muito por fazer no cenário nacional. Desse modo, busca-se inspiração na experiência de décadas do trabalho nos serviços educativos com crianças pequenas na Itália para pensar nas peculiaridades da etapa Educação Infantil que contribuam para qualificá-la. Assim, este artigo propõe-se discutir aspectos relacionados à qualidade dos serviços educativos destinados a crianças pequenas na Itália. Para analisar a questão posta, apoiamo-nos em Galardini (2002, 2019); Bondioli (2006); Fortunati (2016); e Malaguzzi (2010). O estudo segue o delineamento qualitativo e empírico, a partir de experiências de formação pedagógica, observações e visitas técnicas realizadas nos serviços educacionais na cidade de Pistoia, região da Toscana – Itália, durante período de estágio de doutoramento no ano de 2018 e na atuação na gestão e formação pedagógica de Anna Lia Galardini. Dessa relação, emergem categorias que serão problematizadas: a formação do professor que atua com crianças pequenas; o papel do coordenador pedagógico nas escolas; e, por fim, a relevância do espaço, seja interno, seja externo, como um princípio educativo. Apontam-se como resultados que qualificar o espaço nos serviços educativos significa construir um ambiente bem-dimensionado e articulado às demandas infantis, e que o coor denador pedagógico e os educadores são profissionais fundamentais para garantir a qualidade nos serviços ofertados.

Palabras clave : Educação Infantil; Qualidade; Espaço; Professor; Coordenador pedagógico.

        · resumen en Inglés | Italiano     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )