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Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

WARDE, Mirian Jorge  y  SALIM, Sandra Aparecida Melro. Monumental prédio do Jardim da Infância anexo à Escola Normal de São Paulo: demolição de um emblema da República (São Paulo, 1896-1939). Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020046. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020046.

Este artigo analisa a trajetória do Jardim da Infância da Escola Normal de São Paulo, idealizada por republicanos paulistas que tinha como projeto a organização e modernização da instrução pública no estado, em fins do século XIX. Mesmo fazendo parte do complexo construído para atender à educação do povo, o prédio idealizado para o Jardim da Infância não resistiu às pressões políticas e econômicas, e foi demolido em 1939. As razões da demolição deste prédio, que pôs por terra a estrutura física e administrativa da instituição, que teria perdido relevância na história de sua constituição, serão apontadas bem como os valores defendidos e praticados que indicavam a suntuosa arquitetura pensada para esta instituição. Razões que levaram ao desmonte dessa escola na década de 30 (século XX), com as possíveis consonâncias e dissonâncias entre as autoridades políticas, estão indicadas e analisadas. As transformações urbanas e sociais, a partir da Proclamação da República, aceleraram o crescimento econômico, que se traduziu em mais capacidade de investimento para a cidade e ajudou a consolidar o desejo da nova elite de produzir um novo espaço urbano para viver. A modernização da cidade acompanhou essa visão. O palco da nova vida devia ser moderno, confortável e bonito. Seduzido pela propaganda oficial estadonovista e fascinado pelas mensagens de progresso, o povo – sem perceber – aplaudiu a “agonia” da República e saiu às ruas para venerar Getúlio, pai dos pobres. As constantes reformulações do ensino, as transformações urbanísticas e a verticalização da cidade possibilitaram a Prestes Maia dar prosseguimento ao seu Plano de Avenidas e ruir com o prédio original e monumental dessa instituição escolar pública de atendimento à primeira infância.

Palabras clave : Jardim da Infância; Escola Normal de São Paulo; Prestes Maia; Plano de Avenidas.

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