SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Uma boa Educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert BiestaAs Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violências Escolares na Rede Pública Estadual de Ensino de Viamão: desafios e perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

NODARI, Paulo César  y  CARNEIRO, Marcelo Larger. Educação para a universalidade e para a não violência segundo Eric Weil. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, edossie.6. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.6.

O presente artigo tem o objetivo de analisar como Eric Weil entende a Educação com vistas à compreensão do ser humano no mundo. Pretende-se demonstrar que a Educação Moral, defendida por Eric Weil, é um caminho privilegiado, sine qua non, que auxilia o ser humano no enfrentamento da violência. Evidencia que o educador toma lugar de destaque nessa discussão, pois lhe cabe a responsabilidade de indicar os meios e os caminhos para a universalização, para que a não violência possa subsidiar uma cultura de paz entre os seres humanos. Para tanto, percorre o caminho metodológico fazendo uma abordagem na ampla teoria filosófica de Eric Weil, em especial, nas obras: Lógica da filosofia e Filosofia política, a fim de analisar os pontos mais relevantes para ancorar a concepção de imprescindibilidade da Educação e, também, por sua vez, do educador. Esta pesquisa será eminentemente lastreada por levantamentos bibliográficos nas obras do próprio Eric Weil, bem como nos comentários de alguns de seus comentadores.

Palabras clave : Educação; Universalidade; Razão; Não violência; Eric Weil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )