SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Discussões sobre o genocídio da juventude negra brasileira à luz de Frantz FanonRazão crítica e emancipação no contexto da Educação do Campo: contribuições filosóficas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

KLAUS, Viviane  y  LEANDRO, João Abel Pasini. Diálogos entre neoliberalismo, política e Educação: docência em pauta na América Latina. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, edossie.14. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.14.

Neste artigo, compreende-se o neoliberalismo como um fenômeno complexo, em constante transformação, dotado de racionalidade. Defendese a Educação como um dos elementos centrais para aplicação e atuação de tecnologias políticas constituintes da racionalidade neoliberal. O artigo resulta da articulação dos achados de duas pesquisas, no sentido de compor uma trama analítica de discursos sobre docência, divulgadas veiculados na contemporaneidade. Trata-se de uma análise macro – campanhas e projetos com foco na docência divulgadas pela Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) – e de seus desdobramentos discursivos em termos micro – especialmente nas campanhas eleitorais brasileiras. As análises realizadas compreendem a articulação entre as campanhas e os projetos da Reduca e as propostas político-eleitorais brasileiras como um conjunto de práticas materializantes e constituintes da agenda educacional-neoliberal latinoamericana. Inscreve “a formação continuada e a valorização de professores” como categoria analítica emergente dos documentos analisados. Tal categoria exerce papel central na consolidação da racionalidade do projeto neoliberal, resultando em inúmeras formas de pautar a Educação a partir da (des)profissionalização e da (des)legitimação do papel docente. Conclui-se que a ressignificação de “boas” práticas pedagógicas na contemporaneidade se constituiu a partir de processos de responsabilização dos docentes, principalmente pautados pela premissa neoliberal da performance individual, presente tanto nos discursos políticos eleitorais brasileiros quanto nos empresariais. Além disso, existe uma forte atuação dos empresários na área da Educação, em diferentes países da América Latina, de modo que compreender como a Educação vem sendo reinscrita a partir dessa e de outras redes de políticas educacionais é fundamental para se desnaturalizar os discursos transmitidos por tais redes, que materializam a agenda educacional contemporânea.

Palabras clave : Neoliberalismo; Política; Educação; Docência; América Latina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )