SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27As opiniões reputadas (endoxa) no contexto atualDiversidade, democracia e justiça: as minorias político-culturais e a Educação Básica pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

BRESOLIN, Keberson  y  SANCHES, Vitor Elias. Comunitarismo: uma abordagem teórica e um estudo de caso. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022035.  Epub 10-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022035.

Neste breve artigo voltamos nosso olhar ao debate filosófico entre comunitaristas e liberalistas. Escolhemos o filósofo norte-americano Michael J. Sandel (1953-) como principal voz dentro do comunitarismo por conta de poucos pensadores se ligarem abertamente a essa escola filosófica. Muitos sequer reconhecem sua validade como escola. Sandel é exceção. Obviamente, não reduzimos o debate comunitarista a Sandel, contudo sua voz reverberará mais alta ao longo deste artigo. Dada a pouca divulgação das teses comunitaristas, especialmente dentro do debate brasileiro, optamos por iniciar nossa obra traçando as raízes históricas e conceituais do pensamento comunitarista, suas principais críticas ao liberalismo, assim como suas fragilidades. Nisso se caracteriza a primeira parte de nosso texto. Na segunda parte voltamos nosso olhar para a realidade próxima, assim, analisando casos e dilemas específicos das comunidades pomeranas na zona sul do Rio Grande do Sul, buscamos abordá-los sob a ótica comunitarista. Fazemos isso com o intuito de perceber de que modo essa vertente filosófica pode auxiliar-nos. Na terceira parte damos voz ao pensamento liberalista, permitindo que este não só rebata os argumentos comunitaristas como também traga soluções aos problemas das comunidades estudadas. Por fim, na quarta parte, trazemos nossas considerações finais sobre os argumentos expostos, assim como nossa percepção acerca do embate “comunitarismo vs liberalismo”. Nesse ponto expomos nossa visão de que, apesar de ser bem-sucedido em levantar críticas pertinentes ao pensamento liberal, o comunitarismo falha em apresentar soluções aos problemas por ele levantados (ao menos soluções atraentes e definitivas a esses problemas), assim como em levantar críticas que não possam (ao menos em tese) ser sanadas dentro do próprio pensamento liberalista.

Palabras clave : Comunitarismo; Liberalismo; Comunidade; Pomeranos; Política.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )