SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Vigotski y Freire: tejiendo caminos para una educación inclusiva y emancipatoria para personas con discapacidadÉtica, liberación y filosofía política en el legado freiriano: un análisis transmetódico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

SILVA, Ione Gomes  y  CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Educação popular e o campo das drogas: enfoques da literatura. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e0220050.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e0220050.

Este estudo resulta de uma pesquisa de Mestrado em Educação (SILVA, 2020) e tem por objetivo apresentar como a temática das drogas lícitas e ilícitas vem sendo abordada na literatura do campo da Educação Popular. O texto organiza-se em quatro seções que compreendem, respectivamente, aspectos introdutórios; procedimentos metodológicos; resultados e discussão; considerações finais. Metodologicamente foi necessário realizar uma revisão narrativa da literatura, atualizada para a elaboração deste trabalho. O recorte de pesquisa compreendeu os últimos nove anos (2014-2022). Para a coleta dos dados foi utilizado o Portal de Periódicos da CAPES. Alguns dos resultados são, por exemplo: 1) o fenômeno das drogas é compreendido a partir de uma perspectiva crítica, pois se busca problematizar as contradições que fazem parte do modo como essa temática vem sendo abordada na sociedade, e a própria política sobre drogas vai sendo questionada e criticada, além das abordagens de prevenção que são orientadas por ela; 2) a escolha pela Educação Popular como orientadora das ações de educação sobre drogas tem a ver com o entendimento de que essa concepção educativa representa uma alternativa contrária às abordagens hegemônicas, essencialmente repressoras; 3) as ações que objetivam discutir a questão das drogas de maneira educativa utilizam diferentes ferramentas didáticas e metodológicas, com todas tendo em comum a opção pela Educação Popular como concepção teórica orientadora de suas abordagens. Dentre as conclusões, afirma se que ao buscar o referencial da Educação Popular objetiva-se educar sobre as drogas, mas também sobre a realidade por meio da reflexão e da problematização dos fatores sócio-históricos, econômicos e políticos.

Palabras clave : Educação Popular; Educação sobre Drogas; Drogas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )