SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Paulo Freire: ensayo fotográfico de soledadesEducação do campo como movimento educacional e modalidade educativa: notas a partir de Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

DANTAS, Gisele Cristine da Silva; ANTLOGA, Carla Sabrina Xavier  y  SILVA, Noelma. A participação das mulheres na pedagogia crítica de Paulo Freire: entre a alusão e o reconhecimento. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022046.  Epub 06-Abr-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022046.

A produção de Paulo Freire ainda é atual e necessária. Sua obra é permeada pela defesa de uma ação libertadora da opressão social e dialógica (GASPARELLO, 2013). Freire reconheceu na sociedade brasileira o autoritarismo, o racismo e o machismo e passou a considerar a universalidade das opressões (ANDREOLA, 2016). Paulo Freire foi sensível ao reconhecimento das mulheres da sua convivência em sua obra, por meio de prefácios, dedicatórias e agradecimentos, de maneira oral ou escrita. Entretanto há uma invisibilização histórico-social do trabalho das mulheres, tanto do trabalho reprodutivo quanto do trabalho produtivo, e, com isso, o não reconhecimento simbólico e material. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é realizar uma pesquisa documental para levantar a presença e a colaboração das companheiras de Freire e avaliar o tipo de reconhecimento delas realizado na vida e na obra do autor. Foi feita a análise das partes introdutórias de 17 produções do autor, e em mais da metade delas (11) menções à primeira esposa, à segunda esposa e às filhas foram identificadas. Apesar das referências, estas não reverberaram mudanças na vida dessas mulheres de modo simbólico ou material. Também não foram localizadas biografias em arquivos públicos ou institutos sobre as esposas ou as filhas, situação que caracteriza a ausência de reconhecimento público do trabalho direto e indireto das mulheres parceiras, cocriadoras, coautoras, colaboradoras. O esforço do reconhecimento se faz no resgate de algumas poucas outras mulheres pesquisadoras, condição comum a outros campos, apontando para uma estrutura e uma organização social invisibilizante da presença e da contribuição das mulheres no mundo.

Palabras clave : Participação; Pedagogia crítica; Reconhecimento; Trabalho de cuidados; Trabalho reprodutivo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )