SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5Un abordaje gramsciano de la praxis de los jesuitas como intelectuales en el Brasil colonial(Des)caminos en la conducción del profesor que enseña matemáticas en los años iniciales a partir del PNAIC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

PLATT, Adreana Dulcina  y  DUTRA, Delamar José Volpato. Educação e liberdade: a formação do habitus enquanto elemento crítico fundamental à teoria da emancipação. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.505-513. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.29849.

O estudo verifica a caminhada cumulativa do sujeito submetido originalmente ao estado da natureza (hominização) para a condição de ‘ser humano’ constituído por elementos da complexidade instrumental e cognitiva (humanização). A educação se torna o eixo de constituição da hominização para a humanização, por meio dos pressupostos de incorporação do habitus de uma natureza humana. Por meio da Teoria Materialista histórica, descreveremos o habitus enquanto o exercício de práticas reiteradas e incorporadas na formação do sujeito, constituindo-se em uma ‘segunda natureza’. Pela Teoria da Emancipação, descrita em Kant e Horkheimer e Adorno, verificaremos o status de libertação dos sujeitos pela incorporação de uma prática inscrita primariamente no mundo da razão (ética e estética) ou pela ação educacional negativa.

Palabras clave : habitus; teoria da emancipação; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )