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Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GOMES, Marco Antônio de Oliveira; RODRIGUES, Adriana Aparecida  y  PITA, Crislaine Aparecida. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932): consolidação de interesses. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e57200.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.57200.

Em defesa de uma construção e organização educacional a nível nacional, com a ‘pauta’ escola pública, acessível e unitária, lançou-se em 1932 a apresentação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que por sua vez, foi amplamente divulgado pela impressa brasileira no período. Esse documento se encontra marcado pelos acontecimentos em curso na sociedade, como a Revolução de 1930 e o ingresso do projeto industrial presente na Era Vargas, entre outros, tendo presente o viés civilizatório, político e econômico de manutenção do poder. Nesse cenário, o estudo tem como finalidade analisar as propostas dos renovadores presente no Manifesto. Para tanto, o mesmo se encontra subdividido em três momentos, a saber: primeiramente descreve o cenário histórico de produção e reprodução do analfabetismo na República Velha (1889-1930); em seguida, apresenta a centralidade atribuída à educação no processo de modernização da sociedade; e por último, identifica no Manifesto a ordem burguesa propagada no sistema educacional.

Palabras clave : manifesto dos pioneiros da educação nova; educação nacional.

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