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Acta Scientiarum. Education
versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201
Resumen
FREIRE, Fernanda; CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo y PUCCI, Renata Helena Pin. Interlocuções de professores e organização do trabalho pedagógico no contexto do trabalho coletivo. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e54746. Epub 01-Oct-2022. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.54746.
O trabalho coletivo nas escolas é uma instância de formação dos professores, participação e responsabilização colegiada pelo trabalho pedagógico. O artigo discute as contribuições do trabalho coletivo de professores no contexto da educação básica e tem como objetivo analisar a dinâmica de interlocução e de negociação de sentidos para o processo de organização do trabalho pedagógico da escola. Parte-se dos princípios de que o sujeito se constitui na dinâmica discursiva e que a consciência, que forma e altera os modos de estar no mundo, é constituída na interação social. A pesquisa foi realizada no âmbito das aulas de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) de uma escola da rede estadual do interior paulista e as análises das intervenções dos professores nos encontros apoiam-se na perspectiva enunciativo-discursiva. Os resultados mostram que os professores, ao retomarem os discursos dos colegas, refutando-os e/ou reiterando-os na dinâmica discursiva, buscam formas de organizar o trabalho pedagógico que atendam às singularidades da escola, de sua comunidade e a produção de um conhecimento que possa contribuir com novas formas de se pensar o mundo. Ressalta-se também que a relação professor-aluno-conhecimento embasa os princípios do trabalho pedagógico desejado e que embora se admita um descompasso entre o desejado e o realizado na prática, o trabalho coletivo orientado pelo diálogo, pelas reflexões e trocas entre os professores potencializa a colaboração e a construção de sentido para a ação educativa.
Palabras clave : formação de professores em serviço; interação; trabalho pedagógico em equipe; organização do trabalho docente.