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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
TOME, Cristinne Leus y ROHDEN, Josiane Brolo. O DISCURSO DO PROGRESSO E A EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA DE SINOP - MATO GROSSO: “COMO É BOM ALARGAR FRONTEIRAS DE NOSSA PÁTRIA!”. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.312-334. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/67292.
Este artigo aborda o entrelaçamento do discurso do progresso na educação sinopense dentro do contexto de implementação da política de integração nacional entre os anos de 1973 e 1979. O discurso de progresso difundido pelo Governo Federal foi assumido pelos Colonizadores, pelos migrantes e pela escola, que em suas práticas exemplificou e manifestou todos os valores desenvolvimentistas da época. A fundamentação teórica se baseou nas contribuições de Michel de Certeau e a pesquisa empírica foi realizada a partir dos procedimentos da História Oral com entrevistas com ex-professoras, assim como em documentos, revistas, iconografias localizadas em acervos particulares e públicos.
Palabras clave : educação escolar; processo colonizador; discurso do progresso; Sinop.