Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
HUERTA, José Luis Hernández. METÁFORAS DA IMPRENSA DIÁRIA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. DO "LONGO 68” AO FINAL DA "TERCEIRA ONDA" NA EUROPA MEDITERRÂNEA E IBEROAMÉRICA. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.19-28. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/77030.
Este artigo oferece reflexões e metáforas sobre a imprensa diária no intuito de fornecer outras perspectivas de análise sobre a construção de imaginários sociais da educação. Para isso, são utilizadas as metáforas do "espelho púbico" - com as variantes de Alice e a Mulher de Branco - e do "horizonte de eventos auto-replicantes" associados aos seguintes conceitos: "esfera pública" (Arendt), “memória coletiva" (Halbwachs; Ricoeur), "imaginário social" (Taylor), "comunidades imaginadas" (Anderson), "estratos do tempo" e "prognóstico" (Koselleck). Também apresentamos uma panorâmica dos temas tratados no dossiê intitulado Representações da Universidade nos imaginários sociais da Europa mediterrânea e da Iberoamérica em tempo de mudança (1968-1998).
Palabras clave : imprensa diária; universidade; imaginário social; longo 1968; transições democráticas.