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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GROVES, Tamar  y  RODRIGUEZ, Inmaculada Pedrera. A PARTICIPAÇÃO DA IMPRENSA E DOS ESTUDANTES NA NEGOCIAÇÃO DEMOCRÁTICA DA ESPANHA (1978-1982). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.91-112. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/76998.

No presente artigo, analisaremos um dos movimentos sociais mais proeminentes na luta anti-franquista durante o período de transição espanhola para a democracia, o movimento estudantil. Estaremos em seu retorno à ação nos anos 70, onde foi parte das negociações nas primeiras políticas democráticas. Nós nos concentramos na participação deste movimento contra o Bill da autonomia universitária, a reforma proposta por parte do legislador da União de Centro Democrático (UCD), como parte de um movimento social mais amplo, que tentou lançar as bases de Democracia espanhola. Para fazer isso, estudaremos as notícias publicadas em El País, um dos jornais espanhóis que ajudaram o processo democrático, trazendo notícias atualizadas para a sociedade. Este jornal, considerado por muitos o jornal da Transição, foi identificado socialmente com a mudança política que estava vivendo, auxiliado por um nascimento oportuna uma vez que a ditadura do general Franco. Seleção e análise publicada neste momento histórico, notícias nos oferece uma visão da imagem social do movimento estudantil como um ator lutando para mudar a universidade como parte de uma mudança mais ampla, que incluiu a recuperação dos direitos civis e fim da ditadura. A oposição à lei estava mais relacionada com essa carga política do que estritamente ao conteúdo da reforma. Além disso, devido ao progresso do processo político baseado na negociação entre as partes, a ideologia democrática e educacional do movimento estudantil foi frustrada.

Palabras clave : movimento estudantil; transição espanhola; autonomia universitária; jornal de El País.

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