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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
GOMEZ, Sara González y RUIZ, Guillermo Ramón. O ACESSO IRRESTRITO DE ESTUDANTES ÀS UNIVERSIDADES ARGENTINAS ATRAVÉS DOS DISCURSOS DA IMPRENSA DIÁRIA (1982-1983). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.113-134. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/76889.
Historicamente, os estudantes desempenharam um papel primordial na luta por uma universidade melhor. Na Argentina, depois da derrota na Guerra das Malvinas (1982), aconteceu a reativação do movimento estudantil e, com ele, a disputa pelo acesso sem restrições aos estudos superiores. Neste trabalho, tomamos três variáveis no nosso objeto de estudo - universidade, estudantes e acesso sem restrições - cuja análise realiza-se, essencialmente, a partir do estudo da imprensa diária (Clarín, La Prensa y La Nación). O objetivo fundamental é colocar em evidência o posicionamento dos estudantes em relação ao tipo de procedimentos para o acesso à universidade durante a época de transição para a democracia (considerada aqui entre junho de 1982 e final do ano de 1983) e a forma de torná-la visível ou efetiva perante as autoridades e o panorama público ao ganhar visibilidade na imprensa.
Palabras clave : universidade; estudantes; acesso sem restrições; Argentina; imprensa.