SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23“CONTRA EL TERRIBLE MAL DEL ANALFABETISMO”: Alcance y rayo de acción del periódico "A Escola" (1918-1920)ENTRE MODULACIONES DE AFECTO Y AUTORIDAD EN EPISODIOS DE LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN CHILENA (C.1820-C.1950). índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ZUNIGA, Francisco Martín  y  BLANCO, Maria del Carmen Sanchidrián. O EL CONTROL DEL ESPACIO ESCOLAR: CONDICIONES HIGIÉNICAS Y PEDAGÓGICAS DE LAS ESCUELAS (ESPAÑA, 1857-1931)O CONTROLE DO ESPAÇO ESCOLAR: CONDIÇÕES HÍGIÉNICAS E PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS (ESPANHA, 1857-1931). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e88769.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/88769.

Este artigo descreve a legislação sobre as condições de higiene das escolas, da Lei Moyano (1857) até o final da Restauração (1931) e é interpretada à luz de fontes primárias -relatórios administrativos e escritos de professores onde Eles descreveram suas escolas- que contrastam com a teoria pedagógica e higienista da época. A principal conclusão é que as autoridades municipais, as responsáveis, quebraram as regras alugando instalações com freqüência pouco saudáveis, onde os alunos ficaram privados de elementos essenciais como a luz, o ar e o espaço. O controle sobre as condições pedagógicas e de higiene era praticamente inexistente.

Palabras clave : enseñanza primaria; políticas educativas; espacio escolar; higiene escolar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )