Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
TORO-BLANCO, Pablo. MODULAÇÕES DA AFETO E DA AUTORIDADE NOS EPISODES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CHILEna (C.1820-C.1950). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e88795. Epub 06-Nov-2019. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/88795.
Este artigo, que se enquadra no âmbito da história das emoções na educação, tem como objetivo apresentar diferentes articulações entre os conceitos de afeto e autoridade em diferentes períodos da história da educação chilena. Através da análise sobre o discurso dos teóricos, autoridades, professores e alunos, é possível perceber o trânsito de formas de autoridade baseadas na punição física e o discurso moral-religioso para estilos de relações interpessoais se estabeleceram na matriz psicológica e discursos com mais componentes afetivos. Transformações de perspectiva, é importante salientar, não são interpretadas em termos lineares ou teleológicos, eles se aplicam a contingência de formas históricas de articulação das ligações entre o par polar afeto-autoridade.
Palabras clave : educação chilena; história das emoções; autoridade; afeto.