SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23ENTRE MODULACIONES DE AFECTO Y AUTORIDAD EN EPISODIOS DE LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN CHILENA (C.1820-C.1950).Los batallones escolares de la patria. Estudio comparado de las representaciones sobre el cuerpo y el entrenamiento de los maestros de esgrima del Centenario en la República Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

OSINSKI, Dulce Regina Baggio. “OS MENINOS DIANTE DE NÓS”: EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA NA EXPOSIÇÃO DE DESENHOS DE ESCOLARES BRITÂNICOS (1941). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e88954.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/88954.

Este artigo analisa a Exposição de Desenhos de Escolares Britânicos, ocorrida no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) do Rio de Janeiro em 1941, como um esforço de propaganda da cultura britânica nas Américas tendo em conta o contexto da Segunda Guerra Mundial, mas também como parte de um conjunto de iniciativas educacionais envolvendo arte, voltadas para o público infantil e desenvolvidas ao longo da primeira metade do século XX. Para pensar a arte infantil em perspectiva moderna, se faz relevante o diálogo com as reflexões de Touraine e Berman, numa abordagem que privilegia uma lente mais aproximada em relação ao evento histórico, conforme os jogos de escala referidos por Lepetit, Gribaudi e Revel. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e catálogos de exposições.

Palabras clave : exposição de arte infantil; história da educação em arte; criança e guerra.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )