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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SCHULER, Betina. LER E ESCREVER COMO POSSIBILIDADE DE UMA RELAÇÃO INFANTIL COM O TEMPO. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e89687.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/89687.

Este artigo problematiza como as crianças vêm se relacionando com o tempo, por meio do exame de cadernos escolares datados de 1923 a 2016, recolhidos no Estado do Rio Grande do Sul, e a partir do exame de oficinas realizadas com alunos e professores em escolas públicas. Destaca-se, arquegenealogicamente, o deslocamento de práticas de escrita e de leitura que tematizavam a vida e a morte para uma contagem cronológica do tempo, em que a infância vem sendo narrada como promessa de futuro e, mais contemporaneamente, atravessada pelos sintomas da aceleração, do desempenho e da instrumentalidade utilitária. Opta-se, assim, por tomar a infância como uma condição da experiência, potencializada por escritas e leituras que poderiam tornar possíveis outros modos de pensamento e existência.

Palabras clave : tempo; infância; práticas de escrita e leitura.

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