SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23LOS TEMAS DE LA EVOLUCIÓN Y DEL PROGRESO EN LOS DISCURSOS DE LA PSICOLOGÍA EDUCACIONAL Y DE LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN.EDUCACIÓN, SOCIEDAD Y DEMOCRACIA: JOHN DEWEY EN LOS MANUALES DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN Y/O PEDAGOGÍA (BRASIL, SIGLO XX) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CORREIA, Antonio Carlos. A MEDICALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: DISCURSOS MÉDICOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO PEDAGÓGICO E NOS MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL (SÉCULOS XIX-XX). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e93209.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/93209.

O artigo reconstitui as modalidades através das quais o contributo dos médicos foi decisivo para a estruturação do discurso pedagógico que acompanhou a consolidação da Escola primária, em Portugal, entre os anos 1890 e 1930. Defendo que o discurso médico, através da reivindicação da sua cientificidade acerca da criança, naturalizou o modelo da escola graduada vigente, ocultando a sua natureza socialmente construída. Sem revelar o seu caráter localizado histórica e socialmente, a alteração do modelo da Escola atual está condenada ao insucesso porque não rompe com a racionalidade institucionalizada do ato pedagógico. Procuro abrir pistas para um posterior aprofundamento das possibilidades de reinvenção da organização da Escola, sustentadas por novos pressupostos científicos.

Palabras clave : história da educação; discurso pedagógico; médicos; manuais pedagógicos para professores; resistência à mudança.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )