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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SILVA, Katiene Nogueira da  y  GATTI, Giseli Cristina do Vale. AS IDEIAS DE DURKHEIM NOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CIENTIFICIDADE E MORALIDADE LAICA NA VIDA SOCIAL E NA ESCOLA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e93211.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/93211.

Análise das ideias de Durkheim contidas em manuais de História da Educação, com autores estrangeiros, publicados no Brasil entre 1939 e 2010. Partiu-se de Fernandes (1994), Pickering (2008) e Weiss (2009). Percebeu-se que alguns manuais, apesar de não terem mencionado Durkheim diretamente, abordaram ideias próximas de seu pensamento. Os demais, que foram maioria, mencionaram Durkheim em intensidades diferentes. Neles, Durkheim foi tomado simultaneamente como fonte de informações e de análises, mas, também como portador de uma perspectiva original e influente de educação, a pedagogia sociológica. Além disso, foi possível perceber a existência de críticas a seu pensamento, provenientes, sobretudo, dos autores de manuais vinculados ao campo católico.

Palabras clave : História; Educação; Formação; Disciplina; Manual; Ensino; Durkheim.

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