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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
PEREIRA, Carolina Nascimento y TRINCHAO, Gláucia Maria Costa. O BORDADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e101244. Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/101244.
Este artigo discorre sobre a presença do desenho como ferramenta doutrinadora, de técnicas rígidas e temas angelicais, na formação educacional das meninas através do ensino do bordado no final do século XIX e início do XX. Assim, é analisado como bordar foi um saber transposto do espaço doméstico para a vivência escolar, consolidando a concepção deste trabalho manual como uma atividade exclusivamente feminina e destacando a integração entre o desenhar e o bordar ao longo de sua prática em sala de aula. A compreensão deste tema é costurada pela análise acerca do cenário político e social da época, através do desenvolvimento da educação formal e os ideais de feminilidade vigentes entre o Brasil colonial, imperial e republicano. A partir deste estudo, identificam-se aspectos que influenciam no século XXI a continuidade da criação de bordaduras no cenário brasileiro.
Palabras clave : bordado; desenho; educação; mulher; Brasil.