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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

DALBOSCO, Claudio Almir  y  MARASCHIN, Renata. A CRISE DA FORMAÇÃO: LIMITES DO NEXO ENTRE MAIORIDADE E DEMOCRACIA. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e121900.  Epub 31-Oct-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/121900.

O ensaio investiga o problema da crise da formação em Theodor W. Adorno, tomando como interlocução crítica a reconstrução apropriativa de Adriano Januário e confrontando-a com outras interpretações do pensamento de Adorno. Argumenta, ocupando-se com o diagnóstico do tempo presente, com a teoria da quasiformação e com a educação para a maioridade, que para Adorno a pedagogia do esclarecimento baseada na capacidade humana de pensar por si mesmo é um núcleo forte de resistência contra mentalidades fascistas e autoritárias. Reflete também porque a opção de traduzir Mündigkeit por maioridade e Halbbildung por quasiformação não é somente uma questão de estilo, mas principalmente de conteúdo, que sem negar a emancipação (Emanzipation), torna a teoria adorniana da educação como resistência mais coerente com seu próprio diagnóstico de tempo presente desenvolvido nas décadas de 1950 e 1960 do século passado. Na parte final, o ensaio questiona o nexo entre maioridade e democracia pretendido por Adorno, buscado complementá-lo pela noção de democracia como forma de vida de John Dewey. Indica, com isso, uma possibilidade futura de investigação que busca a complementação recíproca das ideias educacionais destes dois autores.

Palabras clave : Educação; maioridade; resistência; fascismo; democracia.

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