SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28“Une autre manière d’enseigner”: las classes nouvelles francesas y su desbordamiento en Brasil en los años de 1950 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

RAMOS ZAMORA, Sara  y  RABAZAS ROMERO, Teresa. Patrimônio e educação. Salvaguarda e difusão da memória da escola nos Museus de Educação da Espanha. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e128823.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128823.

Levando em conta as tendências historiográficas, memorialistas e museológicas do final do século XX e início do século XXI, há um crescente interesse pelo patrimônio cultural das escolas. Isso fez com que, nos últimos vinte anos, o patrimônio escolar se tornasse um instrumento fundamental para a contínua ressignificação e revalorização de culturas e identidades. Com base em pesquisa qualitativa e no uso do método histórico-educacional, este artigo analisa os processos de salvaguarda e disseminação do patrimônio histórico-educacional na Espanha. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo dos diferentes Museus de Educação, especificamente de sua organização, de suas formas de conservação dos objetos escolares e de suas práticas de difusão, concentrando essa análise especialmente no Museu Complutense de Educação. Como resultados mais destacados, podemos afirmar que o grande interesse pelos objetos materiais e imateriais da escola como objetos de memória promoveu a criação de uma cultura museológica em todo o país e a criação de inúmeros Museus de Educação como centros de memória educativa. Esses museus de educação têm como objetivo recriar a memória escolar de seu território ou região, o que lhes confere uma identidade própria. No entanto, observamos um componente transgeracional, pois eles refletem uma coincidência na reconstrução da escola por meio das mesmas fontes de patrimônio tangível e intangível. Da mesma forma, podemos ver como em todos eles o uso e a disseminação de objetos-impressões revelam alguns dos silêncios da intra-história da educação, condicionados mais pelas práticas de ensino do que pelas políticas educacionais promulgadas em determinados períodos de nossa história.

Palabras clave : Patrimônio histórico-educacional; memória escolar; museus educativos; objetos escolares tangíveis e intangíveis; Espanha.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )