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Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

FREITAS, Vívian GrasiellePereira de  y  DURAES, Sarah Jane Alves. Trabalho docente na escola primária mineira: um código disciplinar para um agente da modernidade. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.95-127. ISSN 2238-0094.

Com base na legislação educacional e nos relatórios e mensagens dos presidentes do estado de Minas Gerais (1906-1927), o presente artigo discute a fiscalização do trabalho docente ou a tentativa por parte do estado de realizá-la. Entretanto, tal análise consistiu, por um lado, em considerar o magistério como uma profissão que exigia um código específico de direitos e deveres do professor e, por outro, em reconhecer que tais estratégias utilizadas pelo estado tencionavam fazer do professor um agente da Modernidade. Em linhas gerais, as medidas estipuladas para a docência tentavam garantir a ação adequada do professor, prescrita nos programas de ensino e na legislação. Assim, para atender a diferentes interesses, o professor estava sujeito a diferentes normas e penalidades.

Palabras clave : Trabalho Docente; Escola Primária; Agente de Modernidade; Penalidades; Minas Gerais.

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