Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
FONSECA, Maria Veronica Rodrigues da; XAVIER, Marcele Torres; VILELA, Carolina de Lima y FERREIRA, Marcia Serra. Panorama da produção brasileira em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares (2000-2010): entre a História da Educação e a Sociologia do Currículo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.193-225. ISSN 2238-0094.
O artigo investiga como têm sido construídos, na recente produção brasileira (2000-2010), os estudos em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares. Buscando caracterizar como têm se estabelecido os diálogos entre a Sociologia do Currículo e a História da Educação, analisa textos de ambas as áreas na ANPEd e em periódicos nacionais, identificando aproximações para além de seus recortes temáticos e temporais, as quais se reportam aos referenciais teórico-metodológicos e ao estabelecimento de diálogos com outras áreas de produção de conhecimento. Dialogando com Pierre Bourdieu e Ivor Goodson, a análise evidencia a existência de disputas acerca de que campo do conhecimento - e, consequentemente, de que comunidade disciplinar -“poderia” ou “deveria” assumir esses estudos.
Palabras clave : Currículo; História Cultural; História da Educação; História das Disciplinas Acadêmicas e Escolares; Historiografia.