Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
GUTIERREZ, Talía Violeta. Estado, educación no formal y desarrollo rural. Los Centros de Educación Agrícola (Argentina, 1970-2010). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.77-110. ISSN 2238-0094.
As políticas da instrução não formal na Argentina, centradas principalmente nas cidades, incluíram também iniciativas diversas para a população rural. Os objetivos deste estudo são: investigar as características da instrução não formal em meios rurais da Argentina, focalizadas nos centros de Educação Agrícola (CEA) entre 1970 e 2010, e analisar o aspecto normativo do problema, principalmente a proclamação da instrução não formal na legislação nacional. Criados em 1970, ao calor do debate internacional, estes Centros submeteram-se às alternativas diversas, derivadas das condições políticas e socioeconômicas, mas sobrevivem até o tempo atual. No contexto da importância dos agronegócios, são uma opção que suporta a agricultura familiar e as pequenas cidades rurais.
Palabras clave : Estado; Educação não Formal; Desenvolvimento Rural; Argentina.