Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
ROUSMANIERE, Kate. Historiografia da Educação Americana: pragmatismo, consenso, revisionismo e novo revisionismo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.269-306. ISSN 2238-0094.
Este artigo sobre a historiografia da Educação Americana trata dos principais temas e autores da historiografia fundacional americana no início do século XX e, mais detalhadamente, estuda os principais desenvolvimentos acerca da teoria, do método e das áreas temáticas dos últimos trinta anos. O artigo focaliza a historiografia americana acerca da educação elementar e secundária, argumentando que, em geral, os historiadores da educação americanos apresentam uma inclinação pragmática, com ênfase no empirismo e, particularmente, direcionam o trabalho histórico para os problemas educacionais contemporâneos. O artigo é concluído com os recentes desenvolvimentos teóricos, metodológicos e temáticos do campo.
Palabras clave : Historiografia; História da Escola Elementar e Secundária dos EUA; Metodologia da História; Política Educacional; History of Education Quarterly.