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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
MARTINEZ MOCTEZUMA, Lucía. Desencontros no desenvolvimento da escola rural mexicana nas primeiras décadas do século XX: o caso dos Institutos de Melhoramento no Estado de Morelos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.285-310. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.929.
Com a criação da Secretaria de Educação Pública (1921), propõe-se 'incorporar a civilização' aos 10,324,484 milhões de mexicanos que ainda não sabiam ler nem escrever. O Departamento de Escolas Rurais e Incorporação Cultural Indígena empreendeu intenso trabalho com as 'Missões culturais', que, dentro das comunidades rurais, buscava 'ensinar para a vida'. Devido à inexperiência e à falta de material, o ensino se fez de acordo com o entendimento de cada professor, o que levou a criação dos Institutos de Melhoramento, no intuito de preparar um professor atento às características de cada região, como a do Estado de Morelos.
Palabras clave : Educação Rural; Formação de Professores; México.