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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
SOUZA, Rosa Fátima de. A configuração das Escolas Isoladas no estado de São Paulo (1846 - 1904). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.341-377. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i2.931.
O objetivo deste artigo é reconstituir a história da escola isolada no estado de São Paulo, no período de 1846 a 1904. A análise indica o pertencimento desse tipo de escola primária ao modelo de escola singular de antiga e longa duração e demarca a emergência do termo 'escola isolada' como desdobramento das políticas de expansão da instrução primária, empreendidas pelos governos paulistas, assentadas na diferenciação interna da rede escolar. Para a realização deste estudo foram examinados 250 relatórios de professores públicos referentes ao período de 1852 a 1897. O texto discorre sobre a organização pedagógica e o funcionamento das escolas unitárias no século XIX, destaca a modernização dessas escolas no início da República e problematiza a institucionalização da escola isolada no aparelho de ensino público paulista.
Palabras clave : História da Escola Primária; Escola Isolada; História da Educação; Escola Primária Paulista.