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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
IBARRA, Williams y CALDERON, Elia. Educação intercultural bilíngue no Chile. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.268-302. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i3.785.
Este artículo baseia-se na análise das ações de instituições e órgãos públicos que estão sendo criados no Chile para satisfazer à demanda em Educação Intercultural Bilíngue (EIB). O objetivo é analisar a formação prática dos estudantes na formação inicial de professores na educação básica intercultural da Universidad Católica de Temuco. Além disso, desvelar a metodologia de trabalho de campo colaborativa entre família-escola-comunidade, aliança chave tanto na identificação inicial quanto na posterior dos componentes e dispositivos na própria relação dos indivíduos, a fim de estabelecer critérios mediante processos biopsicossociais desde a identidade do Outro e do Você no acolhimento da diversidade do ser humano, com isso pretende-se recomendar uma política pública com ênfase nos valores multiculturais de cada comunidade, enriquecendo a própria condição humana e a relação biopolítica na integração da formação educativa e o papel que lhe cabe ao Estado.
Palabras clave : educação Intercultural; Bilinguismo; Formação Inicial; Bilingual Intercultural Education in Chile.