Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
BARROS, Surya Pombo Aaranovich. Graciliano Fontino Lordão: um professor ‘de côr’ na Parahyba do Norte. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e033. Epub 01-Jun-2018. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e033.
Resumo: À luz da história da educação da população negra, refletiremos sobre a importância da ‘cor’ no magistério oitocentista a partir da trajetória docente de Graciliano Fontino Lordão, filho de mulher negra e frei católico. Aluno de primeiras letras, estudante no Liceu, professor particular, mestre autorizado pelo governo, professor público, deputado, dirigente do Partido Liberal, funcionário público e ‘coronel’, a experiência será analisada em fontes como livros memorialistas, imprensa e documentos da instrução pública com aportes da história social da educação e da micro-história. Tal docência foi permeada pela origem negra, a exemplo de outros sujeitos que ascenderam social e educacionalmente numa sociedade em que imperava a ordem escravista, informando sobre possibilidades em ser ‘de côr’ no Brasil imperial.
Palabras clave : história da educação; professor negro; Paraíba; Brasil Império..