Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
SANTOS, Elaine Maria. Os primeiros professores de língua inglesa do século XIX: lutas pela valorização do idioma. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e164. Epub 28-Ene-2021. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e164.
O presente artigo tem como objetivo principal relacionar a trajetória de três professores de língua inglesa do século XIX com o processo de institucionalização do ensino da língua inglesa, frente à hegemonia francesa. Para tanto, os pressupostos da Nova História Cultural foram utilizados, privilegiando-se de fontes diversas, como documentos oficiais, jornais oitocentistas e prefácios de compêndios publicados pelos professores selecionados. Os achados da pesquisa nos mostram que as lutas enfrentadas pelos docentes tiveram grande importância para a consolidação de um campo de trabalho em momentos diferentes do século XIX, levando-se em consideração que o francês ocupava um papel hegemônico no que se refere ao ensino de línguas vivas.
Palabras clave : ensino de inglês; período oitocentista; história das disciplinas.