Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski y SEABRA, Michelle Ariane de Lima. A Escola Nacional da Magistratura francesa e as Escolas de Formação de Magistrados brasileiras: aspectos histórico-educacionais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e179. Epub 04-Jun-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e279.
Este artigo trata de aspectos históricos-educacionais da Escola Nacional da Magistratura francesa e das Escolas de Formação de Magistrados brasileiras. Diante do desenvolvimento alcançado por essas instituições, realizou-se o levantamento do seu processo histórico, buscando melhor compreender a estrutura, as práticas, a cultura e seus sujeitos. Como referencial teórico, adotou-se Burke (2005), Vieira (2015), Julia (2001), Viñao-Frago (1995), Thompson (1998) e Bardin (2016). Do ponto de vista metodológico, optou-se pela abordagem da História Cultural, com utilização da pesquisa bibliográfica, documental e de fontes orais. Como resultado, constatou-se que o Brasil se inspira nos principais referenciais teórico-metodológicos franceses, contudo a configuração dos processos formativos está estruturada de maneira diversa.
Palabras clave : educação judicial; história cultural; história da educação; história oral.