Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de y KOHAN, Walter Omar. Joseph Jacotot no Brasil: ecos pedagógicos de um ressoar político. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e281. Epub 09-Jun-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e281.
O artigo propõe uma leitura do projeto político e educacional da Filosofia Panecástica desenvolvida por Joseph Jacotot (1770-1840), fundamentado na máxima ‘tudo está em tudo’, para tratar da emancipação intelectual, em contraposição à onipresença do poder e do olhar vigilante do mestre sobre o aluno do Panoptismo. A partir da análise de fontes históricas do Império brasileiro, como a imprensa periódica oitocentista, o texto visa apresentar as rupturas do pensamento pedagógico de Jacotot perante a lógica institucionalizada da desigualdade das inteligências nos ritos da instrução escolarizada. Para isso, tem como foco a introdução da Filosofia Panecástica no Império brasileiro, trazendo visibilidade aos ecos que ressoam como fundo, por exemplo, na pedagogia da dialogicidade de Paulo Freire.
Palabras clave : Panecástica; Joseph Jacotot; Paulo Freire.