Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
VEIGA, Cynthia Greive. Idílio e opressão na relação educação e natureza: eurocentrismo, desigualdade escolar e racismo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e292. Epub 26-Sep-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e292.
O texto discute a presença das dimensões do idílio e da opressão nos debates sobre a relação educação e natureza. Busca suas origens na experiência europeia de colonização da América e problematiza sua permanência. Destaca a apropriação dessa contradição pela Pedagogia, numa longa duração histórica, seja na perspectiva idílica desenvolvida por Rousseau, com desdobramentos nos séculos seguintes, incluindo a escola nova; seja na perspectiva opressora, com a prescrição de trabalho no campo para educação de ‘crianças desvalidas’. Especificamente demonstra a permanência dessas abordagens, de cunho eurocêntrico, no debate educacional brasileiro em início do século XX e problematiza as consequências para a desigualdade na oferta escolar e o racismo.
Palabras clave : modernidade; colonialidade; civilização; barbárie.