Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
MADUREIRA, José Rafael y NICOLETTI, Daniela Amaral Rodrigues. Jaques-Dalcroze e a Rítmica na educação infantil:apresentação e tradução de dois textos selecionados. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e253. Epub 02-Ene-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e253.
Apresentação crítica seguida de tradução da ‘Au jardin d’enfants’ e ‘Enfants d’hier, d’aujourd’hui, de demain’, dois textos escritos pelo compositor e pedagogo Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) e publicados em 1942 na obra Souvenir, notes et critiques (capítulos VII e VIII). Nesses textos selecionados e aqui traduzidos para o português pela primeira vez, Dalcroze discute o papel da Rítmica na formação integral da criança em idade pré-escolar (educação infantil) e expõe uma leitura bastante original e instigante sobre a infância, apontando caminhos e colocando em xeque os ortodoxos métodos aplicados por seus contemporâneos. Esta produção tornou-se possível na medida em que a vasta obra didático-teórica de Dalcroze entrou em domínio público no ano de 2020.
Palabras clave : educação musical; métodos de ensino de música; história da educação musical.