Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
FONSECA, Dagoberto José. Protagonismo quilombola: seus sujeitos e seus saberes influenciando a educação. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.107-119. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p107-119.
Este artigo objetiva apresentar os sujeitos e os saberes quilombolas que influenciam na educação, bem como a educação existente nestas comunidades no Brasil e em particular do Estado de São Paulo. Além disso, busca estabelecer o que são quilombos, a origem do termo e a história política e cultural dessas populações no país, traçando um continuum de tempo que possibilite o entendimento da realidade desses grupos e comunidades em diversos pontos do país no século XXI. Assim, teremos a oportunidade de refletir, problematizar e concretizar alguns aspectos que norteiam a realidade das comunidades quilombolas no Brasil, como também ampliar nossa capacidade crítica sobre o processo educacional em curso.
Palabras clave : Protagonismo; Quilombola; Sujeitos; Quilombismo; Saberes; Educação.