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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
FERNANDES, CARLA HELENA; FERNANDES, DÉBORA CECÍLIO y CALIATTO, SUSANA GAKYIA. NARRATIVAS, PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS E ESPAÇOS/ TEMPOS COLETIVOS: INTERSEÇÕES E RECONSTRUÇÕES. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.221-238. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p221-238.
O contexto socioeducativo atual indica a necessidade de reflexões e mudanças visando considerar a diversidade de crianças e jovens presentes nas escolas e demais instituições educacionais, para quem o grande projeto nacional de construção da educação inclusiva precisa responder. A pesquisa em questão, em desenvolvimento em uma instituição de educação não formal, objetivou, por meio da organização de um espaço coletivo de interlocução entre os educadores e pesquisadores de uma universidade local, promover reflexões acerca das práticas desenvolvidas pelos educadores junto a crianças que apresentavam aprendizagem e interação diferenciadas, investigando o caráter formativo da participação dos educadores neste grupo de discussão e reflexão. O encaminhamento metodológico dirige-se tanto à investigação como a um processo de formação profissional, buscando-se, nesse caso, o envolvimento e participação dos educadores nas ações da pesquisa. Os primeiros resultados indicam uma ampliação da perspectiva que os educadores tinham acerca da atuação profissional, o que tem propiciado que percebam e envolvam outros elementos no seu fazer. Nesse contexto, as narrativas escritas têm sido empregadas como elemento de reflexão e os educadores têm realizado seus primeiros escritos.
Palabras clave : EDUCAÇÃO INCLUSIVA; FORMAÇÃO PROFISSIONAL; GRUPO.