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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
OLIVEIRA, MAÍSA APARECIDA y FERNANDES, MARIA CRISTINA SILVEIRA GALAN. SOCIALIZAÇÃO, EXPERIÊNCIAS EAGENTES-INTERLOCUTORES NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO: INTERFACES DA PRODUTIVIDADE ACADÊMICA. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.93-107. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p93-107.
O trabalho objetiva analisar os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes, problematizando-se as dimensões social, ética e política da universidade, direcionadas para os seus espaços de socialização e formação. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes de graduação dos Centros de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas de uma instituição federal de ensino superior brasileira que responderam a um questionário. Posteriormente, 10% desses estudantes fizeram entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi balizada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A universidade legitima e reproduz as relações de dominação social, incidindo na maneira pela qual a trajetória escolar do estudante influencia na dinâmica de suas atividades na universidade, condicionando as escolhas e as atitudes no desenvolvimento de sua formação pessoal e profissional. Conclui-se que os estudantes têm incorporado a prática de produção do conhecimento que segue a lógica do trabalho intensificado e produtivista dos professores universitários, orientada pela mercantilização do conhecimento no contexto das políticas neoliberais. A atividade do estudante se reduz à atuação acadêmico-científica, com baixo índice de participação em grupos sociais de universitários.
Palabras clave : PRODUTIVIDADE DO ENSINO SUPERIOR; ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO; FORMAÇÃO ACADÊMICA.